MTL-Democrático e Independente

O Movimento Terra, Trabalho e Liberdade - Democrático e Independente (MTL-DI) é um movimento popular autônomo e independente de partidos e governos, que organiza trabalhadores do campo e da cidade, por terra, moradia e vida digna.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Nota de apoio às famílias do Movimento Popular Pela Reforma Agrária

Os participantes do seminário “Monocultivo de cana-de-açúcar”, promovido pelo Grupo de Trabalho de Políticas Agrárias e Meio Ambiente da Adufu-SS e pela Secretaria Regional Leste do Andes-SN, ocorrido nos dias 11,12 e 13 de abril, na Universidade Federal de Uberlândia, do qual participaram representantes de movimentos sociais, sindicatos, movimento estudantil e sociedade, solidarizam- se com as 78 famílias do Movimento Popular Pela Reforma Agrária – MPRA, acampadas na fazenda Fortaleza de Cima e de Baixo, município de Comendador Gomes, MG, sobre as quais pesa uma ordem de despejo. A fazenda foi vistoriada pelo Incra, que se comprometeu a emitir o laudo há cerca de um mês, o que não foi feito. Sabemos que a morosidade nos trâmites legais e a burocracia no processo de obtenção de terras são agravantes da ineficácia dos programas de Reforma Agrária que, juntamente com a falta de ações que proporcionem as condições para um efetivo assentamento do homem no campo fazem com que a Reforma Agrária no Brasil seja uma grande falácia responsável pela formação de inúmeras favelas rurais Brasil afora. Desta forma exigimos do Incra a homologação do laudo de produtividade da área antes que se cumpra a ordem de despejo e que agilize o processo de desapropriação ou aquisição da fazenda para o assentamento das famílias que lá se encontram.

Assinam esta nota de apoio: Andes-SN, Adufu-SS, DCE-UFU, Grêmio Estudantil Edson Luís, Conlutas, MLST, MTL-DI, MST, Contag, LCP, Unipac, PSTU, Fadir, STR-Campo Florido.