MTL-Democrático e Independente

O Movimento Terra, Trabalho e Liberdade - Democrático e Independente (MTL-DI) é um movimento popular autônomo e independente de partidos e governos, que organiza trabalhadores do campo e da cidade, por terra, moradia e vida digna.

sábado, 17 de maio de 2008

[MG] Campanha Salarial dos cortadores de cana de Campo Florido

Por Barroso MTL-DI Minas gerais

ABERTO O PROCESSO DE CCT DOS CORTADORES DE CANA DE CAMPO FLORIDO - SAFRA 2008/2008


O STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) protagonizou importante processo resistência à arrogância e prepotência do setor sucroalcooleiro no início do ano, se negando a corroborar com processo de aliciamento de trabalhadores para o corte de cana, vindos do Nordeste Brasileiro e do Norte de Minas Gerais. Apesar de nossas limitações, fomos vitoriosos no sentido de que não nos submetemos aos ditames das oligarquias mais reacionárias desse país.

Agora estamos em processo de negociação para celebrar a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) dos Cortadores de Cana. A primeira assembléia dos trabalhadores está convocada por edital e acontecerá na próxima segunda-feira, dia 19 de maio às 18 horas no barracão do STR, cujo reajuste salarial defendido passará de 421,00 para 650,00 e os reajustes serão de 15%


Como os processos sempre foram muito tensionados pra nós, o STIG-MG [Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Gráficas de Minas Gerais] apoiou greve aqui em 2006 e sabe como é, fazemos apelo pra que todos os companheiros fiquem atentos e façam repercutir cada fato desse processo. Nosso STR está sitiado entre trêz sindicatos muito pelegos. Um deles, o de Pirajuba, que no ano passado fez acordo junto conosco, por pressão dos trabalhadores, esse ano já fechou acordo com a usina, sem se quer realizar assembléia de fato, com reajuste de humilhantes 2%, o que significa aumentar 5 centavos por tonelada de cana cortada.Vamos pra dentro da base deles pra que os trabalhadores rechassem esse acordo traídor. Isso com certeza será conflituoso. Outro ponto que nos é delicado é que os trabalhadores da usina Coruripe não reconhecem o STR/ultra pelego da cidade do Prata e reivindicam a nossa representação: provavelmente gargalo será resolvido com greve e no "pau". Relembro que a solidariedade foi fundamental pra que não fôssemos destroçados nos episódios de aliciamento. E dessa vez não poderá ser diferente.


Apesar das inúmeras diferenças com a Federação ( FETAEMG ), que está na CTB, estamos assinando convenção coletiva unificada, a nível de Estado, o que assinala possibilidade de greve unificada também e nos tira um pouco do isolamento.


Tudo indica que o processo será dinâmico, impressão a partir da reunião de hoje com representantes de cada turma; o que também ajudará na recomposição da direção do STR ou na convocação antecipada de eleições gerais. Aproveito pra informar que realizaremos um seminário sobre a legislação trabalhista, com ênfase pra compreender e disputar a CIPA-TR, com o apoio do Sindicato dos Químicos Unificados de Capinas, Osasco e Vinhedo nos dias 07 e 08/06/08.

Viva o socialismo e a classe trabalhadora,

Barroso