Por Zelito Ferreira
Coordenação Estadual
MTL-DI Goiás
Finalmente, apos cinco anos de luta na região central do agronegócio se consuma a conquista da Fazenda 3T no município de Jataí, estado de Goiás. No último dia 30, as 100 famílias acampadas na região adentraram à fazenda sem oposição e já começaram a trabalhar. Nos últimos anos o movimento organizou três ocupações na fazenda para pressionar e denunciar a lentidão da reforma agrária.
As famílias estão construindo o acampamento provisório e começam agora a discutir como fazer a topografia, agrimensura e o PDA (Plano de Desenvolvimento do Assentamento) organizado pelos próprios trabalhadores, já que o INCAR não tem efetivo técnico suficiente para atender a demanda. Pela debilidade do INCRA as famílias devem contratar um técnico credenciado no INCRA, mas por conta própria, ou se entregar à imensa lentidão da Reforma Agrária.
O INCRA quer assentar na área de 3000 hectares, 162 famílias, o que, a priori, prejudicaria a qualidade do assentamento, que teria excesso de assentados. Só definiremos o número de famílias após o estudo do Plano de Desenvolvimento do Assentamento, estudo técnico que define a qualidade da terra, a quantidade de água, a reserva ambiental legal e permanente.
A fazenda que fica à 60 km da cidade Jataí, será um assentamento com cerca quinhentos moradores entre adultos e crianças. Estamos planejando a construção de uma escola no próprio assentamento, e já iniciamos as negociações, com a Secretaria Municipal de Educação de Jataí, e vamos procurar a Secretaria Estadual de Educação, Universidade Estadual de Goiás, PRONERA, e o INCRA.
REFORMA AGRÁRIA JÁ!
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
[GO] Vitória em Jataí!
Publicado Por Terra Livre às 06:26
Leia Mais: Luta pela terra