Por MPRA [Movimento Popular pela Reforma Agrária]
Companheiros,
Temos a felicidade de informar mais um avanço na luta pela democratização do acesso à terra - já que reforma agrária passa longe disso que o governo faz. No último dia 28 uma caravana composta de 50 representantes de base e militantes do Movimento Popular pela Reforma Agrária reuniu-se no INCRA/MG para cobrar desta autarquia pendências que datavam de mais de seis anos, com relação a averbação da Fazenda Sete Irmãos, no município de Uberlândia, que a partir desta data passa a ser "Assentamento Valci dos Santos", contemplando 42 famílias que, com muita dificuldade e resistência, vencem mais esta etapa da luta por melhores condições de vida. Começa agora a parte mais árdua desta luta: transformar em realidade os sonhos e os projetos destas famílias que o governo com sua burocracia e enrolação não conseguiu cansar e afastar da luta.
É fato que nos últimos anos, principalmente após a eleição do Sr. Luís Inácio, a luta pela reforma agrária perdeu boa parte de seu "fogo" e, infelizmente, também foi-se boa parte do apoio popular que possuía. Pelo menos nisto, e na subserviência ao capital especulativo e ao agronegócio, o atual governo é bom! Através da burocratização, do discurso falacioso, da cooptação através de cargos e verbas o Lula faz direitinho o que a burguesia há anos vêm tentando: desmontar, perante a sociedade, a necessidade de uma profunda alteração na estrutura fundiária. "Passou da hora" dizem os porta-vozes do agronegócio, que enfiam goela abaixo da população que o agronegócio, principalmente em sua vertente mais recente, os agrocombustíveis, são a solução para os problemas do campo: levarão o país a uma posição de destaque internacional. Certamente que isso é verdade! Os agrocombustíveis elevarão o país à condição de exemplo mundial - exemplo do que não fazer. Quebraremos todos os recordes de desmatamento, empobrecimento campesino, devastação de nossa imensa biodiversidade, exploração do trabalho e por aí vai...
O momento para os movimentos sociais não é bom, é verdade, mas da adversidade temos que extrair forças para crescer e conquistar mais vozes para o nosso grito. A Reforma Agrária nunca foi tão urgente e necessária quanto hoje. Nas cidades abarrotadas de sub-empregados, desempregados e excluídos, faz-se urgente a reforma urbana. Nas escolas e hospitais precários, nas univesidades leiloadas ao capital, nas periferias tomadas pelo tráfico e pela violência, na política, antro de sanguessugas e maracutaias, enfim em toda a sociedade brasileira são urgentes mudanças profundas, que não virão senão do povo, da iniciativa e envolvimento popular. É nesta perspectiva que o MPRA vem atuando, buscando a aproximação entre o urbano e o rural, lutando por uma transformação profunda na sociedade e não apenas por bandeiras reformistas setoriais.
Toda força à luta dos trabalhadores!
MOVIMENTO POPULAR PELA REFORMA AGRÁRIA
gentedaterra@gmail.com
domingo, 8 de junho de 2008
[MG] Vitória do MPRA!
Publicado Por Terra Livre às 18:28
Leia Mais: Campo, Luta pela terra