MTL-Democrático e Independente

O Movimento Terra, Trabalho e Liberdade - Democrático e Independente (MTL-DI) é um movimento popular autônomo e independente de partidos e governos, que organiza trabalhadores do campo e da cidade, por terra, moradia e vida digna.

sábado, 23 de agosto de 2008

Educadores populares se encontram em Goiás

Por MTL-DI Goiás



Foi realizado o encontro Estadual de educação popular do MTL-DI, nos dias 04 a 07 de agosto em Goiânia. Com a participação dos educadores e educadoras do projeto o convênio com INCRA/ PRONERA, UEG, assim como outros jovens que simpatizam em iniciar propostas de educação do campo.

Abrimos o encontro com prof. Cláudio Maia da UFG do campos de Catalão no curso de historia e integrante do CEPEC(centro de estudos popular contemporâneo), que trouxe para discussão a história da concentração da terra no Brasil focando a questão agrária e a questão agrícola. A discussão foi de grande importância para o aprofundamento teórico para o grupo, e para o movimento boas reflexões, a discussão foi tanta grandeza que o prof. Cláudio se comprometeu para novembro aprofundarmos o estudo do tema trabalhado.

Tivemos também a presença importante do companheiro Alexandre da regional SP que iniciou os trabalhos na noite do 1º dia com uma oficina sobre teatro do oprimido e seus fins pedagógicos.

Iniciamos a manhã do segundo dia com as educadoras da UEG Andréia e Keila, aonde aprofundaram a discussão sobre a história da educação popular em especial de jovens e adultos.

No período da tarde contribuíram na reflexão dos temas as educadoras Fabiane e Angela da Rede de Educação Cidadã- RECID. Os temas trabalhados foram sobre educação bancaria e educação libertadora, e metodologia freiriana. Com esse grupo de educadoras da Rede de educação desenvolvemos parcerias com a formação de educadores/as populares.

O sindicalista e diretor do STIUEG (Sindicato dos urbanitarios) WASHINGTON FRAGA trouxe para reflexão do grupo a questão do uso racional da água e a proposta da tarifa social para as famílias de baixa renda.

A organização do encontro foi do Coletivo de Educação, que além de refletirem sobre os temas citados tiraram importantes decisões para funcionamento deste importante setor para a construção do movimento.