MTL-Democrático e Independente

O Movimento Terra, Trabalho e Liberdade - Democrático e Independente (MTL-DI) é um movimento popular autônomo e independente de partidos e governos, que organiza trabalhadores do campo e da cidade, por terra, moradia e vida digna.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

SOLIDARIEDADE À CAMPO FLORIDO

Por Barroso do STR de Campo Florido e do MTL-DI

Companheiros,

Segue o relato sobre contratação de trabalhadores migrantes, ou seja, fora da cidade de origem, que se não respeitar a legislação caracteriza-se como aliciamento e porta aberta para o trabalho escravo. Estamos numa situação muito delicada e precisamos de apoio político urgentemente.

Se por um lado temos as resoluções do MP, e diga-se de passagem, o que há de mais confiável no Estado Burguês, no momento, fiscalizando rigorosamente, por outro temos à porta do sindicato uma multidão de trabalhadores de várias partes do Brasil, que aqui chegaram na expectativa de trabalho, várias pessoas há mais de meses, e estão sem trabalho, se alojando em condições precaríssimas, se endividando no comércio local. Muitos já desejam retornar às localidades de origem, mas sem recursos para o retorno.

Na sexta-feira, dia 22, fizemos uma assembléia no pátio do STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) de Campo Florido com mais 200 pessoas e a cada dia chega mais gente e, sempre nesse rolo compressor de exigir soluções por parte do sindicato. Entendemos que o papel do sindicato não é o de referendar contratações massivas, convenientes à patronal, e com a chancela da reacionária e servil DRT (Delegacia Regional do Trabalho) de Uberaba, mas de convocar esses trabalhadores pra lutar por direitos e dignidade.

A responsabilidade política que está colocada vai além da capacidade político-organizativa deste, combativo porém humilde, sindicato de trabalhadores rurais, de uma cidadezinha de 6 mil habitantes que, da noite para o dia se vê num barril de pólvora, com cerca de 1000 ( mil ) trabalhadores esfomeados e desesperados. Aqui estamos presenciando um caso que está se tornando emblemático: UM TRABALHADOR JOVEM, DO ESTADO DE SERGIPE, AQUI CHEGOU DEIXANDO NA SUA TERRA DE ORIGEM, A MULHER PRA DAR À LUZ AO 1° FILHO D'AQUI A 6 MESES, E AGUARDANDO A 1° REMESSA DE DINHEIRO PROVENIENTE DO CORTE DE CANA. RAPAZ NÃO SABE O QUE FAZER E PEDE SOCORRO.

Aguardamos a imediata solidariedade política de todas as entidades de luta e todos aqueles comprometidos com a classe trabalhadora.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Florido-MG
Rua Itagura, n°25 B. Vila Junqueira
Cep. 38.100.000
Fone: 34-3322-0897
EMAL:
sindicatotrcflorido @yahoo.com. br


Luiz Carlos Barroso Galante
STR - Campo Florido
Coordenação Nacional do MTL - Democrático e Independente