MTL-Democrático e Independente

O Movimento Terra, Trabalho e Liberdade - Democrático e Independente (MTL-DI) é um movimento popular autônomo e independente de partidos e governos, que organiza trabalhadores do campo e da cidade, por terra, moradia e vida digna.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

[GO] CARTA À POPULAÇÃO DE RIO VERDE

Por MTL-DI Goiás

FAZENDA FORTALEZA PARA REFORMA AGRÁRIA.
NÃO PARA CONCENTRAÇÃO DE RIQUEZA E LAVAGEM DE DINHEIRO.



Porque ocupamos a fazenda fortaleza água branca, em nome da empresa Suissa sociedade agropecuária LTDA de propriedade do SR. Henrique Marcelo Lamberti, morador de São Paulo.
A fazenda fortaleza é um latifúndio de 1.100 há que desde 2005 esta seqüestrado pela justiça federal, por uma ação empetrada pelo Ministério Público Federal, em favor da fazenda pública federal, por suspeita de lavagem de dinheiro, evasão de divisa e sonegação de imposto.
Os processos correm em segredo de justiça no TRF de Curituba-PR, na 2ª vara criminal, processo de seqüestro nº2005/70.00.011876-0, ação penal nº2005/70.00.009240-0 PR, representação criminal nº 2005/70.00.018338-6 PR, exceçao de incompetência criminal nº2005/70.00.029509-7 PR, representação criminal nº2006/70.00.008304-9 PR representação criminal nº 2006/70.00.011063-6 PR.
Enquanto o proprietário usa a propriedade para acumulação de riqueza de forma ilícita lavando dinheiro, sonegando imposto enviando dinheiro para o exterior sem pagar imposto, no município de Rio Verde e no estado de Goiás e no Brasil. Esses recursos deveriam ser aplicado para melhorara a educação, a saúde, a moradia, a infra-estrutura, e outras necessidades da população.
Milhares de sem terras estão acampados as margens das rodovias vivendo em situações precárias, com dificuldades para estudar e trabalhar, vivem a espera que a reforma agrária seja realizada. Pedimos providencias as autoridades e o judiciário para que agilize o julgamento do processo, e esperamos que ocorra condenação e a justiça arrecade o imóvel e repasse para o INCRA, para transforma a fazenda fortaleza em assentamento de reforma agrária.
A área tem capacidade de assentar mais de 40 famílias, que vai alimentar mais de 150 pessoas, gerando renda para as famílias e imposto para a Cidade de Rio verde e Região, além de produzir alimento mais barato sem agrotóxicos para o consumo da população.

Solicitamos ao INCRA que interceda junto ao judiciário para que a fazenda seja imediatamente destinada para reforma agrária com objetivo de assentar as família que estão ocupando a área.

Ressaltamos que 60% de todo alimento que vai para a mesa dos Brasileiros, é produzido pelos trabalhadores da agricultura familiar, assim distribuído 84% mandioca, 52% do leite, 67% feijão, 49% milho, 40% aves e ovos, 58% suínos representando 10% do PIB brasileiro, a cada 04 empregos gerado no campo 03 são da agricultura familiar(dados INCRA e EMBRAPA). Com base nos dados apresentados demonstra que a Reforma Agrária é necessária e viável. Portanto, é preciso aumentar este percentual para baixa os preços para os consumidores.
Os grandes fazendeiros gestores do agronegocio produzem para exportação, não si importado com a alimentação dos brasileiros e sim com os dólares, utilizam sementes trangenicas aonde somente eles tem o controle da patente, sem se preocupar com os danos a saúde e ao meio ambiente, assim como também os agrotóxicos, com objetivo de aumentar seus lucros fraudam os alimentos colocando soda caustica e água oxigenada como é o caso do escândalo do leite contaminado não si importando com a saúde dos consumidores e sim com os lucros.

TERRA PARA VIDA, E NÃO PARA O ENRIQUECIMENTO DE FORMA ILICITA.

COORDENAÇÃO ESTADUAL - MTL-DEMOCRÁTICO E INDEPENDENTE /GO