MTL-Democrático e Independente

O Movimento Terra, Trabalho e Liberdade - Democrático e Independente (MTL-DI) é um movimento popular autônomo e independente de partidos e governos, que organiza trabalhadores do campo e da cidade, por terra, moradia e vida digna.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

[MG] MPRA ocupa latifúndio em Comendador Gomes

Por MPRA

O Movimento Popular pela Reforma Agrária - MPRA - comunica a todos e todas companheiros de luta a ocupação bem sucedida de uma área no município de Comendor Gomes na madrugada do dia 16/12. A fazenda, de aproximadamente 600 alqueires era sub utilizada para criação de gado, estando praticamente abandonada. Hoje ocupam a área 90 famílias que já
se preparam para produzir nas vizinhanças do acampamento.

Apesar do avanço que significa a ocupação de uma área improdutiva por trabalhadores, entendemos que a Reforma Agrária de mercado praticada hoje pelo governo de Luís Inácio, em vergonhosa continuidade ao projeto de FHC, não corresponde às necessidades da sociedade brasileira e, principalmente, da classe trabalhadora. Hoje se pratica a desapropriação
com indenização - superfaturada - simplesmente para conter o avanço da
luta no campo e para inflar os números do governo. Os assentamentos de Reforma Agrária não contam com uma política consistente de estruturação que capacite o produtor para realmente produzir e viver de seu trabalho na terra, o que resulta na triste realidade que hoje observamos: a maioria dos assentamentos se tornam verdadeiras favelas rurais.

Mas, não poderia ser diferente com implementação de uma política agrária de mercado elaborada pelo Banco Mundial e demais agentes do capital. A Reforma Agrária que defendemos passa obrigatoriamente pela limitação da propriedade rural, para que não tenhamos fazendas do tamanho de países; zoneamento da produção agrícola, para que a amazônia não vire pasto ou monocultura; expropriação (e não desapropriação) sem pagamanto de indenização, para corrigir o enorme abismo da desigualdade social e capacitação, para que o trabalhador possa produzir e viver do trabalho na terra.

Saudações com lutas,
Movimento Popular pela Reforma Agrária - MPRA

"Crime de rico a lei encobre
O Estado esmaga o oprimido
Não há direitos para o pobre
Ao rico tudo é permitido
À opressão não mais sujeitos
Somos iguais a todos os seres
Não mais deveres, sem direitos
Não mais direitos, sem deveres"

(A Internacional)