O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Florido, cidade situada na região do Triângulo Mineiro, Estado de Minas Gerais, Brasil, vive uma situação inusitada. A entidade, que tem a obrigação de defender os trabalhadores, está sendo atacada por este motivo.
A maioria das terras de Campo Florido foi transformada em plantio extensivo de cana-de-açúcar. As empresas, aproveitando os incentivos do Governo Lula, produzem o “Etanol”, que os empresários e governo chamam de “Energia limpa”.
Essas empresas contratam trabalhadores vindos de outras regiões. Os chamados “canavieiros” ou “bóias-frias”, os quais recebem por tonelada de cana cortada. Os bóias-frias vivem em situação muito ruim, longe da família por vários meses, em alojamentos alugados, e endividados com os chamados “gatos”, atravessadores de mão-de-obra. Cada trabalhador corta em média 12 toneladas/dia de cana queimada. Esse processo prejudica a saúde, além de causar danos ambientais. É uma situação que se assemelha ao trabalho escravo e, apesar de saber de tudo isso, as autoridades do Governo nada fazem.
Diante de tal quadro, o Ministério Público do Trabalho exigiu das empresas a contratação dos trabalhadores no seu local de origem e, ainda, a melhoria das condições de trabalho. As empresas reagiram e dizem que o MP e o Sindicato “estão tirando os empregos”. Na realidade, são essas empresas que não cumprem as leis trabalhistas e as exigências do MP, a fim de usufruir de trabalho escravo.
Por esta razão, o Sindicato vem a público esclarecer que continuará a defender os trabalhadores, defender melhores salários, condições dignas de vida. O Sindicato defende o emprego de todos os trabalhadores, em condições iguais, independentemente de serem de Campo Florido ou vindos de outras regiões. Por isso é necessário que as empresas contratem respeitando as leis trabalhistas e ambientais.
Pedimos, assim, o apoio de todos os companheiros trabalhadores, do mundo inteiro. As mensagens de repúdio e de solidariedade podem ser enviadas para o Sindicato, o Prefeito de Campo Florido, ao MP, as empresas e ao governo federal.
Sindicato: sindicatotrcflorido@yahoo.com.br; Telefone: (34) 3322 0897
Prefeito: prefeitura@pmcampoflorido.com.br;
Usina Cana Campo: canacampo@terra.com.br;
Ministério Público de Uberlândia-MG: carina@ptr3.gov.br cópia para: apelvi@hotmail.com.br;
MTL-DI: mtl.regionalsp@gmail.com
Notícias relacionadas:
Site do MTl-DI
http://mtl-di.blogspot.com/
Etanol e o aliciamento de trabalhadores em Campo Florido
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/02/412835.shtml
Solidariedade à Campo Florido
http://mtl-di.blogspot.com/2008/02/solidariedade-campo-florido.html
Nota à sociedade: A cana o e trabalho degradante em Campo Florido
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/02/412897.shtml
CARTA ABERTA A POPULAÇÃO DE CAMPO FLORIDO
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/02/412955.shtml
Campo Florido: uma cidade devastada pela cana
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/02/412980.shtml
MODELO DE MOÇÃO DE APOIO
Segue modelo de texto de apoio a ser enviado. O texto em ANEXO é uma sugestão, se você quiser fazer alterações, fique à vontade.
Moção de Apoio ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Florido
O _________________ (entidade, sindicato, associação, oposição etc) está acompanhando com muita preocupação os recentes acontecimentos na cidade de Campo Florido, estado de Minas Gerais, Brasil, envolvendo os trabalhadores rurais do plantio da cana de açúcar.
As informações que temos dão conta de uma situação inaceitável de super-exploração de trabalhadores, péssimas condições de trabalho e graves danos ao meio ambiente no plantio da cana de açúcar na região. A produção de cana e do etanol, apresentados pelo governo brasileiro e o agro-negócio como energia limpa alternativa e saída ecologicamente sustentável, na verdade tem se mostrado como uma fonte de lucros para uma pequena minoria sustentada em condições de semi-escravidão para uma grande maioria.
Em Campo Florido, após uma decisão do Ministério Público do Trabalho no sentido de impor limites a essa situação, a reação das empresas foi tentar colocar os trabalhadores contra seu sindicato alegando que seus empregos estavam ameaçados por culpa do sindicato. Já conhecemos muito bem esse tipo de argumentação dos patrões e alertamos: sempre que os trabalhadores abrem mão de seus direitos em troca da manutenção dos empregos, em geral acabam sem direitos e sem emprego e ficam mais frágeis no momento de resistir a novos ataques.
Os trabalhadores de Campo Florido devem ter muita clareza de que não estão sozinhos nessa luta. No que depender de nós, essa pequena cidade do Triângulo Mineiro será conhecida nos quatro cantos do mundo. Estamos participando de uma campanha internacional que fará de Campo Florido um símbolo mundial da resistência dos trabalhadores contra a super-exoloração e a destruição ambiental.
Assim, exigimos das autoridades e das empresas a manutenção dos empregos e a garantia dos direitos trabalhistas e condições de trabalho adequadas.
Também chamamos a todos os trabalhadores a que se mantenham firmes, unidos e organizados, sem cair nas armadilhas dos patrões e governos que querem dividir os trabalhadores, pois essa é a única forma que eles têm de nos derrotar. Mas, não conseguirão. Nós é que produzimos a riqueza que é apropriada por essa minoria. Sem os trabalhadores eles não são nada. Nós somos fortes para resistir, mas precisamos da unidade e solidariedade entre nós.
* Todo apoio e solidariedade aos trabalhadores de Campo Florido e seu sindicato de trabalhadores rurais na luta por emprego e condições dignas de trabalho!
* Queremos imediata contratação de todos os trabalhadores, em condições iguais, sejam originados de Campo Florido ou de outras regiões e com garantia dos direitos trabalhistas e ambientais!
Que os patrões e autoridades de Campo Florido, de Minas Gerais e do Brasil saibam que divulgaremos amplamente o que se passa nessa cidade do Triângulo Mineiro e mobilizaremos pressão internacional em defesa do emprego, dos direitos trabalhistas e do meio ambiente.
Um ataque sobre os trabalhadores de Campo Florido é um cada a cada um de nós, trabalhadores de todo o mundo. Por isso, estaremos juntos nessa luta!
Com nossa total solidariedade aos trabalhadores e protesto frente às autoridades,
__________________________
Nome da entidade
quinta-feira, 13 de março de 2008
CAMPANHA DE APOIO À CAMPO FLORIDO
Publicado Por Terra Livre às 10:06
Leia Mais: Campo, Campo Florido