Por Movimento Terra, Trabalho e Liberdade - Democrático e Independente
MTL-DI
http://mtl-di. blogspot. com mtl.regionalsp@ gmail.com
MTL-DI
http://mtl-di. blogspot. com mtl.regionalsp@ gmail.com
MTL-DI OCUPA INCRA DE GOIÁS
NOTA A IMPRENSA
Cerca de 200 trabalhadores/ as sem terras organizadas no MTL-DI, Movimento Terra Trabalho e Liberdade – Democrático e Independente, ocuparam na madrugada de domingo para segunda(31/03) a superintendência do Incra em Goiânia.
O Movimento vem a público repudiar o método utilizado pelo governo LULA, nas nomeações para os órgãos federais. No caso da superintendência do INCRA REGIONAL, a exoneração e a nomeação do novo superintendente não foi precedida de uma avaliação política da gestão anterior, tão pouco de critérios de nomeação do novo superintendente. O Sr. Rogério é um ilustre desconhecido, sem militância na questão agrária, e não tem diálogo com os movimentos sociais que atuam na luta pela REFORMA AGRÁRIA, não tem conhecimento técnico, muito menos jurídico do que ocorre no INCRA.
As trocas de comando que o governo LULA vem promovendo nas superintendências do INCRA, e em particular a nomeação de um odontólogo com histórico de militância na direita reacionária, ligada ao agronegócio no estado de Goiás, integrante dos quadros do PTB de ROBERTO JEFERSON. Isso demonstra por parte do governo o abandono completo, do projeto de realização da reforma agrária. Faz uma opção pelo agronegócio e pelo projeto neoliberal, privilegiando os banqueiros e os grandes latifundiários produtores de monoculturas para exportação em detrimento da agricultura familiar, que é a base da agricultura do Brasil.
Optando por políticas compensatórias de caráter assistencialistas, como o programa bolsa família que promove no campo o empobrecimento das famílias e o inchaço das cidades. A agricultura camponesa é responsável por 60% de todos os alimentos que chegam as mesas da população brasileira e é responsável por três de cada quatro empregos gerado no campo. Só uma Reforma Agrária ampla e massiva, com a assistência técnica permanente e universal e o investimento em políticas mais eficazes para os agricultores familiares poderá resolver essa problemática.
O governo lula entregou a superintendência do INCRA em Goiás para a direita, em troca de apoio no congresso, para garantir a tal da governabilidade, não se importando com as conseqüência para as milhares de famílias sem terras acampadas as margens das rodovias e os assentamentos sem assistência técnica, sem infra-estrutura.
Os deputados federais do PT representantes do estado foram coniventes com essa ação, virando as costas para os seus velhos companheiros.
PORTANTO NÃO PEMITIREMOS QUE O INCRA TRANSFORME-SE EM UM ESCRITÓRIO DO AGRONEGÓCIO.
Além destas questões estamos apresentando uma pauta de reivindicações com as demandas das famílias assentadas e acampadas.
Pedidos de vistorias, liberação de créditos, infra-estruturas, viabilização das escolas de educação do campo, lonas para os acampamentos e as cestas básicas.
Joselito da Silva pela Coordenação do MTL-DI em Goiás
Contato: (62) 8412 6373
Conlutas Goiás: (62) 3093 7572
E-mail: mtl.regionalsp@ gmail.com
Site: http://mtl-di. blogspot. com